Mais um reconhecimento para a qualidade do ensino na Rede Municipal. Timon conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o selo de qualidade na educação e garantiu recursos extras para ampliar os investimentos em ações pedagógicos e melhorias estruturais.
O selo é destinado aos municípios que se destacam em diversos quesitos, demostrados por meio de avanços, seja na área da gestão, geração de oportunidades e garantia de direitos para os estudantes.
Dos critérios necessários para a conquista dos recursos, Timon cumpriu seis condicionalidades, que foram: melhoria nos indicadores de acesso à educação e de aprendizagem, gestão escolar qualificada, mais de 80% de participação nas avaliações nacionais, redução de desigualdades educacionais e sociais, regime de colaboração entre estado e município e currículo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Dos 217 municípios maranhenses, apenas 134 conseguiram o selo. O recurso extra é um complemento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), denominado VAAR (Valor Aluno/Ano por Resultados), que estabelece uma política de implementação dos recursos conforme o desempenho dos municípios.