Município também está entre os três primeiros do país, na sua categoria, entre outros 2 mil municípios com nota de 8,26 –
Foi divulgado nesta segunda-feira, dia 23, à nível nacional o Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) de 2022, do Conselho Federal de Administração (CFA).
Horizontina, no grupo 2, sua categoria de município com até 20 mil habitantes e PIB acima de R$ 17.140,00 é o melhor colocado do RS (1º) e o 3º melhor do Brasil, só atrás de Holambra e Potirendaba – SP.
O levantamento inclui dados de 5.570 municípios brasileiros e o Distrito Federal, separados por grupos, conforme o número de habitantes e o Pib Per Capita.
“É o Brasil inteiro sendo diagnosticado pela ciência, pela técnica, por indicadores que retratem a realidade brasileira e não mais o achismo”, explica o diretor de Gestão Pública do CFA, Fábio Mendes Macêdo, ressaltando que são mais de 2,4 milhões de dados coletados das mais diversas fontes oficiais brasileiras como o IBGE, Perfil Municipal, Datasus, Secretaria do Tesouro Nacional, Índice Firjan, entre outros.
Horizontina (RS) – 3º lugar no Brasil e 1º RS (G2)
O Índice CFA 2022 consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.
Para sua elaboração são considerados dados de saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança, vulnerabilidade social, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento, entre outras, referentes ao ano anterior.
O Grupo 2 onde Horizontina é a Top Gaúcha e 3ª melhor nacionalmente, trata – até 20 mil habitantes e Pib acima de R$ 17.137, uma avaliação entre pelo menos 2 mil municípios.
A nota de Horizontina é superior a 8, ou seja 8,26, e os municípios brasileiros que a superaram, tem 8,32 e 8,46 na escala que vai de 1 a 10. Da região, Horizontina é o primeiro no RS e Santa Rosa o 15º.Fonte: RANKING EM: https://igm.cfa.org.br/bi/