Energia solar no Brasil

Fonte: https://americadosul.iclei.org/comeca-o-programa-de-transicao-energetica-com-4-cidades-selecionadas-e-parceiros/

O Brasil ocupa a 8ª colocação no ranking mundial de geração de energia solar fotovoltaica e possui um dos melhores recursos solares do mundo.

Segundo Christian Cecchini, Especialista Técnico Regulatório da Absolar, um sistema fotovoltaico no país produz, em média, o dobro de energia elétrica que o mesmo sistema instalado na Alemanha ou no Reino Unido.
“O pior local do Brasil chega a produzir o dobro da Europa, o que demonstra nosso potencial. Além disso, o setor já gerou quase 1 milhão de empregos desde 2012.” 

O Brasil tem muita oportunidade para diversificar sua matriz energética, afirmou Stephanie Horel, Diretora de Programa para as Américas na Delegação da União Europeia no Brasil.

“É preciso pensar na oportunidade da economia circular e não mais em um formato linear. Não podemos repetir os erros do passado e continuar numa economia linear”, defendeu.

Outro ponto destacado durante o encontro foi a necessidade de o país pensar em uma transição energética justa.

Michelle Ferreti, Fundadora e Co-diretora do Instituto Alziras, entende que o atual contexto, que inclui o Brasil como sede da COP30 em 2025, é propício para avançar com esta pauta.

“Nossos municípios podem liderar esta agenda e construir soluções que levem em conta as particularidades de cada região. Por isso, trabalhar com um projeto concreto como o PTEC é muito satisfatório.”

 Com amplos benefícios econômicos, sociais e ambientais, nunca é demais lembrar do principal benefício ambiental da energia solar. Por não emitir gases do efeito estufa é uma importante ferramenta para combater os efeitos da crise do clima. “O uso de energia tem um papel muito relevante nas emissões globais.
   
Mais sobre o PTEC

A partir de metodologia que integra diversas iniciativas já aplicadas pelo ICLEI, como o LEDs LAB, a ferramenta FASES, o programa Transformative Action Program (TAP FELICITY) e o Amazônia pelo Clima, o PTEC conta com os seguintes eixos de implementação:
– Fortalecimento de capacidades técnicas e institucionais;
– Apoio à análise de viabilidade para o desenvolvimento de projeto de energia solar fotovoltaica;
– Fortalecimento das capacidades para elaboração de projetos financiáveis;
– Suporte durante a aplicação ao financiamento.

Rolar para cima